top of page

Guia Completo para Iniciantes 2ª parte

Vamos continuar nosso guia!

Jesmonite Brasil Tip Studio AC 100
Jesmonite by Tip Studio

Caso não tenha visto a parte 1, acesse aqui.


Chegamos a parte prática!


O que você precisa?


Material:

Jesmonite Starter Kit AC100 - Edição Especial de Natal
Starter Kit AC100 (Edição Especial de Natal)

  • Jesmonite

  • Pigmentos

  • Moldes

  • Potes e espátula para misturar

  • Balança ou medidor

  • Lixa

  • Selador


Está confuso? Não se preocupe!


Você também poderá obter nosso Kit Inicial em breve!


Ele vem com tudo o que você precisa para mergulhar no mundo Jesmonite.


Agora que temos o que precisamos, vamos criar! Este exemplo é o processo mais simples – quando estiver confiante, você pode se arriscar em projetos mais complexos, como fazer terrazzo ou mármore de Jesmonite.


Mão na massa:


Meça 250g de pó e 100g de líquido (a proporção é de 2,5 de pó para 1 de líquido). Adicione os pigmentos escolhidos no líquido, adicione o pó e misture bem. Os pigmentos Jesmonite são muito potentes, então comece devagar, adicione gota a gota até ter a cor desejada, lembre de criar e brincar com os pigmentos (a quantidade máxima é de 2% do peso total, nesse caso 7g).






Quando estiver homogêneo, despeje a mistura em seu molde. Se quiser diminuir as bolhas de ar, bata a base suavemente na superfície de trabalho e dê uns tapinhas de leve no molde.

Em seguida, deixe por 40 min a 1 hr (esse tempo depende do clima e do tamanho do seu projeto). Seu molde esquentará um pouco à medida que reage - isso ocorre porque a Jesmonite cria uma reação exotérmica à medida que se combina.





Uma vez seco, retire suavemente sua peça do molde. Deixe sua peça curar completamente por 24 horas, só depois podemos dar o acabamento.


Você pode escolher se quer lixar sua peça ou não. Caso opte por lixar, a quantidade de lixas e o grão delas vai variar de acordo com o acabamento que você quiser.


Comece com a lixa mais grossa e termine com a mais fina para polir a superfície. Usar lixas d'água e molhar sua peça na parte final do processo de lixamento te ajuda a não deixar marcas.


Agora é só selar sua peça de acordo com as especificações do selador e pronto.



Pigmentos


Os pigmentos são elementos coloridos – líquidos ou em pó – que você adiciona a uma substância base para mudar sua cor. Com a Jesmonite, prefira o pigmento líquido, pois é mais fácil de controlar a intensidade.

Os pigmentos vêm em poucas cores, mas se misturados podem criar qualquer cor. Só é preciso paciência – e prática!


Que tipo de moldes você deve usar?


O mais importante é escolher um flexível, isso facilitará o desmolde – silicone ou plástico moldado são os tipos mais comuns.


Você também pode criar os seus próprios moldes (vamos falar sobre isso aqui no blog em breve!).


Combine formas para fazer suas próprias criações. Por exemplo, adicione uma bandeja simples em cima de uma coluna geométrica para um suporte elevado – basta juntar suas peças após lixar e antes de selar, e use cola de alta qualidade nas junções.


Posso vender peças feitas de Jesmonite?


Existem muitos artistas, lojas e estúdios que ganham a vida criando e vendendo arte de Jesmonite ao redor do mundo. Aqui no Brasil e até na América Latina, esse mercado está apenas começando, somos o primeiro distribuidor oficial por aqui. Então é a hora de sair na frente e se jogar!


Quer mais inspiração? Dê uma olhada na nossa galeria e acompanhe nosso Instagram, procure por #jesmonite e #jesmonitebrasil e aproveite!






347 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Hannah Sloboda
Hannah Sloboda
Aug 20, 2022

Tô muito ansiosa pra começar a usar!

Like
bottom of page