top of page

Guia Completo para Iniciantes 1ª parte

Atualizado: 28 de mar.

Parte 1 de 2


Vaso jesmonite brasil tip studio
Jesmonite by Tip Studio

A Jesmonite tem se tornado cada vez mais popular no mundo por ser ecofriendly, mais segura e mais fácil de trabalhar do que as tradicionais resinas epóxi, por exemplo. Além disso, você provavelmente já viu lindos artesanatos de Jesmonite ocupando sua página do TikTok, seu feed do Instagram ou seu Pinterest. Essas bandejas coloridas, jóias ou porta-velas com cantos perfeitos saindo de moldes de forma tão satisfatória. Uma variedade de tons pastéis ou acabamentos em terrazzo e mármore – até brilhando com manchas metálicas.


Mas o que é Jesmonite? É fácil de fazer? Como você começa? Como você sabe quando lixar ou selar jesmonite, e você pode pintá-lo? É seguro para alimentos? É tóxico?


Nós vamos responder a tudo isso – e muito mais – então, ao final deste post, você estará pronto para encomendar suprimentos e começar a criar - e talvez até vender! - suas próprias peças de Jesmonite.


Vamos começar!

1. O que é Jesmonite?

Jesmonite Brasil AC730 acabamento pedra
AC730 Acabamentos

Jesmonite é um material composto (isso significa que é feito de mais de um componente) que é usado em artes e ofícios, bem como em algumas construções e projetos de arquitetura.


Simplificando, a Jesmonite é um pó e um líquido que, quando combinados e deixados para solidificar, tornam-se super resistentes. A mais popular é a AC100, seu pó é à base de componentes minerais e o líquido é uma resina acrílica.


Alguns benefícios:

  • Ecologicamente correta;

  • A base de água;

  • Não tóxica;

  • Sem COVs (compostos orgânicos voláteis)


2. Para que serve?


Você começa com uma mistura líquida derramável (como uma massa de bolo ou panqueca) – A Jesmonite é perfeita para usar com moldes de silicone (falo mais sobre eles mais tarde).


Ela sai do molde com uma sensação macia e leve. Uma vez lixada e selada, tem um acabamento firme e acetinado. Dependendo do tipo de cera de acabamento que você usa, ela pode ser mais ou menos resistente à água.



3. A Jesmonite é segura para comida?

Ainda não foram feitos testes. Então não é recomendada para o uso direto de alimentos, como tigelas ou pratos. Mas não é tóxico, então fruteiras, travessas (para comida em embalagens) ou similares estão todos liberados. Também não é seguro para micro-ondas ou lava-louças.


4. É resistente ao calor?

Sim!! Fica bem na luz solar direta ou em ambientes geralmente quentes. E é muito utilizada para porta velas ou incensários.


Incensário Jesmonite Brasil Emily Marlin
Incensário de Jesmonite feito por Emily Marlin


5. A Jesmonite é resistente a lascas?

Sim, é resistente. Mas não deve ser usada em pisos ou tábuas de cortar. Para tampos de mesas, bandejas, jóias, luminárias e outros itens de decoração, ela ficará ótima. A cor é inteira, não só na superfície, então mesmo que lasque, ficará tudo bem.


6. Pode ser pintada?

Sim! Naturalmente, a Jesmonite é off white e absorve o pigmento de forma brilhante. O que significa que, em vez de pintar a superfície, você pode tingir a própria substância com pigmentos líquidos ou em pó (mais sobre já já). Você pode combinar cores e técnicas para fazer mármore, terrazzo, aquarela e outros efeitos.


7. A Jesmonite é a prova d'água?

A AC100 podemos dizer que é resistente à água. Uma vez selado com um selador à prova d`água, você pode limpá-la com um pano úmido e usá-la em algum lugar onde possa ficar úmido ocasionalmente, mas não deve ser deixada em água parada – então vasos ou vasos de plantas devem ter um forro impermeável para protegê-la.


A AC730 também deve ser selada, mas essa sim pode ser usada para lugares com água e em ambientes úmidos. Fontes, vasos, ambientes externos expostos a sol e chuva, por exemplo.


O que você pode fazer com Jesmonite?


Isso só depende da sua criatividade!

Suportes, porta-copos, jóias, bandejas, saboneteiras, vasos, castiçais, móveis, revestimentos, esculturas, quadros, luminárias, são só alguns exemplos!


Nos acompanhe e se mantenha inspirado!


4.027 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


A Jesmonite AC100 pode ser usada para fazer copos para velas com segurança?

Like

Hannah Sloboda
Hannah Sloboda
Aug 09, 2022

Vi que Jesmonite é a prova d’água… posso usar em uma fonte por exemplo?

Like
Jesmonite Brasil
Jesmonite Brasil
Aug 10, 2022
Replying to

Oi, Hannah! Sim! A Jesmonite AC730 pode ser usada até em

fontés! 🤍

Like
bottom of page