top of page

6 dicas infalíveis para evitar bolhas de ar na suas criações.

Sabemos que as bolhas de ar fazem parte do trabalho artesanal e que elas tornam única cada peça produzida. Mas aqui temos dicas valiosas para evitar que elas sejam as protagonistas da suas criações.


Jesmonite Brasil AC100 AC730
Peças produzidas em Jesmonite®AC100 com a técnica do terrazzo.

Despeje sua Massa de uma Altura Adequada:


Ao derramar a massa de uma certa altura e em uma linha fina, você pode ajudar a evitar a formação de bolhas, pois estas tendem a estourar durante o processo.




Divida o Despejo em Etapas:


Divida o derramamento da massa em três partes e agite o molde entre cada uma delas. Esse processo pode ajudar a evitar a formação de bolhas, especialmente se feito antes de preencher completamente o molde. Quando o molde já está cheio, pode derramar, né?



O uso de retardador na massa não só melhora sua fluidez, mas também proporciona mais tempo para o despejo, o que reduz a probabilidade de bolhas, especialmente em massas mais densas.



Aplique uma Camada de Jesmonite com Pincel:


Para peças lisas e/ou moldes detalhados, aplicar uma camada de Jesmonite com um pincel pode ajudar a garantir uma cobertura uniforme, evitando bolhas nos cantos e detalhes.


Evite Lixar:


Quando lixamos uma peça estamos removendo parte do material e esse processo pode revelar bolhas de ar que inicialmente não estavam aparentes. Não use lixas muito grossas (quanto menor o grão, mais grossa a lixa). Para dar acabamento, use lixas mais finas (utilize grão 400 ou mais) e prefira lixas d'água.

Obs: Essa não vale para a técnica do Terrazzo. Para Terrazzo utilizar nossa última dica.



Peça em Jesmonite® sendo lixada.


E, se mesmo assim alguma bolha ainda te incomodar,



Se precisar corrigir imperfeições, prepare uma massa de Jesmonite mais densa utilizando o Thixotrope da Jesmonite® e aplique-a com uma espátula. Após a secagem, lixe suavemente as áreas corrigidas. Ah, o Thixotrope só funciona para a AC100, tá?

Truque: Para manter a consistência da cor, você pode separar um pouco da parte líquida da massa feita para a peça.





Dica Extra: Caso você trabalhe com a Jesmonite® AC730, invista no Super Plastificante. Ele é incrível e faz a sua massa ficar com uma fluidez perfeita. Vale muito a pena!


E você, já testou alguma dessas dicas?


143 visualizações3 comentários

3 Comments


Obrigada pelas dicas, vou testar

Like

Não sabia disso de despejar a massa bem do alto e em partes! Faz mto sentido!! Obrigada pela dica 🥰

Like

Já testei a primeira! Vou testar as outras também!! 🙏

Like
bottom of page